Efeito "blooming" no Café
- Torra Local Micro Torrefação
- 19 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jan. de 2022
Alguns amigos, surpresos com as bolhas que surgem ao coar o café me perguntaram: o que é?
Resolvi explicar o que é esse momento “ESPETACULAR” e pra isso, preciso falar sobre a tradução de “blooming” que em sentido literal é florescendo. No entato, no inglês nem sempre a tradução literal vale, precisamos entender melhor a expressão. Assim, seguindo na tentativa de entender a expressão, temos que compreender o que ocorre quando uma flor floresce. Ela libera seu cheiro, exala o seu aroma. O efeito blooming então, pode ser descrito como: o momento em que o café exala toda a complexidade do seu aroma.
O “coffee bloom” é: o exato momento em que a água quente entra em contato com o café e ocorre a liberação do dióxido de carbono que ainda estava nos grãos. É o que faz você sentir o aroma de um café recém passado. Quanto mais recente for a torra, mais dióxido de carbono, mais aroma. É demais.
Mas a coisa não é simples assim. Para que ocorra o Efeito Blooming é fundamental que sejam utilizados cafés com torra clara ou média e moídos na hora. Pois é, se o café não for fresco os gases já se perderam, quando moído é muito rápida a sua perda.
Pra que você consiga o efeito “blooming” vão umas dicas:
1. Utilize filtro de papel ou metálico: métodos fechados, você não verá o que acontece.
2. Escolha cafés em grão com torras de até 2 meses;
3. Moa o café na hora;
4. Comece a pôr a água em movimentos circulares da lateral para o centro;
5. Espere pelas reações físico-químicas. As bolhas começarão a subir. Quanto mais bolhas, mais fresco é o café;
6. Feche os olhos, sinta o aroma, aprecie, agradeça.







Comentários