Colocar ou não colocar açúcar no Café?
- Torra Local Micro Torrefação
- 16 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jan. de 2022

Afinal, coloco ou não coloco açúcar?
Sério, o paladar é teu, o café é teu! Faz o que te dá prazer sem culpa e sem achar que está cometendo um crime contra "as leis dos tomadores de cafés especiais" ou dos "coffee chatos", como costumo chamar essas criaturas presentes em diversos segmentos - é no café especial, é nas cervejas especiais, é nos vinhos, enfim, onde há alguma especialidade, lá estão eles impondo regras, como se o paladar fosse ditado por leis. Não é!
Os “entendidos” se baseiam no fato que os cafés especiais são muito diferentes, tanto na lavoura como na torrefação. As torras são mais controladas e não queimam o café a ponto de transformá-lo em algo amargo que necessite de açúcar. Mas vamos aproveitar pra falar sobre o motivo da adoração de um cafezinho doce?
Por muito tempo, o café no Brasil foi uma bebida de baixa qualidade. O aperfeiçoamento das técnicas de produção e o surgimento dos cafés especiais é recente em terras tupiniquins. Além disso, os processos de torra sempre buscaram cafés extremamente escuros, muito torrados, ou seja, uma mistura que obriga qualquer um a adoçar o café. Com isso, o paladar do brasileiro chama o doce. A coisa é tão séria que, no segmento de vinhos, a famosíssima Concha Y Toro do Chile produz um vinho exclusivamente para o mercado brasileiro. Adivinha como é esse vinho? Doce, e vende muito! As coisas começam a fazer sentido, não é mesmo?!
O que percebi com meus amigos e até no meu comportamento ao retirar o açúcar é que, à medida que começamos a tomar um café melhor, a redução acontece naturalmente, pelo simples fato do paladar pedir pra colocar menos, pois o café especial já possui um dulçor natural que o café comercial não tem. Com o passar do tempo, a redução do açúcar até a sua eliminação acaba sendo um processo natural e ocorre sem nenhum tipo de esforço. Isso, é lógico, se for um café de qualidade e sem nenhum chato buzinando no teu ouvido que "não pode colocar açúcar".







Comentários